Aviso

O Esquadrão de Demonstração Aérea comunica que as demonstrações estão suspensas por período indeterminado, devido à desativação da aeronave T-27 Tucano e implantação da aeronave A-29 Super Tucano.
Contamos com a compreensão de todos!

Fumaça... Já!

A-29 Super Tucano será o novo avião do Esquadrão de Demonstração Aérea

Após 29 anos voando o T-27 Tucano, a Fumaça inicia a transição para o voo em uma nova aeronave nacional, a exemplo do que aconteceu nos anos 80.

 

Os novos aviões, fabricados pela Embraer, têm mais que o dobro de potência dos T-27 Tucano que hoje equipam o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA). As apresentações vão mudar, inclusive com a volta da manobra conhecida como “Lancevack”, quando o avião faz uma série de "cambalhotas" rápidas pra frente.

A entrega das duas primeiras unidades do Super Tucano ocorreu nesta segunda-feira (1/10), na Academia da Força Aérea (AFA), sede do EDA, em Pirassununga, interior de São Paulo. "É com um misto de júbilo e saudosismo que testemunhamos o T-27 Tucano passar a liderança do voo para o A-29 Super Tucano. Pousa o ágil bailarino e decola o destro guerreiro. Essa mudança é um marco na história", afirmou o Major-Brigadeiro do Ar José Magno Resende de Araújo, Chefe do Gabinente do Comandante da Aeronáutica, durante a cerimônia de entrega. Os demais aviões devem chegar em 2013.

Entre as principais diferenças entre as aeronaves está a velocidade. Enquanto o Tucano atinge 518 km/h, o Super Tucano vai até 590 km/h. "Existe uma considerável margem de manobra entre as velocidades recomendadas pelo fabricante e aquela na qual a aeronave poderá iniciar uma sequência acrobática, com uma significativa reserva de energia", analisa o Comandante da Esquadrilha, Tenente-Coronel-Aviador Wagner de Almeida Esteves. Traduzindo: as manobras vão ser mais velozes e poderão acontecer com um intervalo ainda menor, com mais intensidade.

A Fumaça vai deixar de voar um treinador, utilizado para instrução de futuros aviadores no Brasil, para adotar um caça, o mesmo que faz a vigilância das fronteiras do país.

O Super Tucano voa pela Força Aérea Brasileira desde 2005 com a missão de formar os futuros pilotos de combate, bem como para missões de ataque e de interceptação de aeronaves de baixo desempenho. Com aviões desse tipo a FAB já destruiu pistas clandestinas na região amazônica e forçou aeronaves de narcotraficantes a pousarem após tiros de aviso. Além do Brasil, o modelo já foi exportado para oito países e participa de uma concorrência para equipar a USAF, a Força Aérea dos Estados Unidos.

Para o Coronel Esteves, além de substituir os Tucanos que já completaram 29 anos de uso, essa chegada é um marco para a própria indústria aeronáutica brasileira. "O EDA equipado com o A-29 irá incrementar a missão de fortalecer a imagem da indústria aeronáutica nacional, voando uma aeronave ainda em produção pela Embraer e com um vasto mercado a ser explorado", explica. Anualmente, a Fumaça participa de apresentações em outros países da Europa e América do Norte, Central e Sul. Só em 2012 foram visitadas Argentina, Bolívia e Chile.

No esquadrão, os A-29 vão receber um esquema de pintura especial e podem passar ainda por modificações para reduzir o peso, como a retirada dos canhões, cofres de munição e suportes para armamentos. Mas será mantido o conjunto de equipamentos eletrônicos que tornam o voo no Super Tucano mais seguro e confortável, como as telas multifunção e os sistemas de navegação e comunicação atualizados.

A turbina PT6A-68C, com 1.600 shp de potência, tem ainda um controle digital que dá maior segurança para o tipo de voo da do EDA, quando os pilotos aumentam e reduzem a força do motor muitas vezes e com grande velocidade. Essas inovações frente aos antigos T-27 vão facilitar também os traslados sobre oceanos e regiões como a Amazônia e a Cordilheira dos Andes, cenários que não são estranhos para a Esquadrilha da Fumaça.

Implantação

Em 2013, acontecerá a formação de pilotos e mecânicos e também serão recebidas as demais aeronaves. O objetivo é que, a partir de 2014, o EDA possa realizar toda a formação do seu efetivo na pilotagem e manutenção do A-29.

Os preparativos para o recebimento dos Super Tucanos, no entanto, já começaram no início deste ano. Seis pilotos e 12 mecânicos do EDA foram até Natal (RN), onde receberam instrução no caça no Esquadrão Joker (2º/5º GAV), unidade da FAB responsável pela formação de pilotos de combate.

Com um instrutor na cabine, os aviadores da Esquadrilha aprenderam a voar no Super Tucano para em seguida testar as manobras das apresentações. "O avião adaptou-se bem a nossa missão. Porém, com muito treinamento, a Fumaça vai colocar estas acrobacias em sequência e a baixa altura", explica o Major-Aviador Alexandre Ribeiro (veja entrevista abaixo).

Quatro aviões são do modelo A-29B, para dois pilotos, e já servirão para a readaptação dos aviadores que passaram pelo treinamento em Natal. Os outros oito A-29 serão da versão A, para um piloto. Outra novidade é que no futuro a Esquadrilha da Fumaça deverá receber um avião de transporte para voos de apoio, como o transporte de mecânicos e suprimentos.

Com 60 anos, o Esquadrão de Demonstração Aérea já voou aviões T-6, T-24 e T-25, além dos T-27 Tucanos recebidos em 1983. Em 2002, após uma parada de dois anos para revisão das aeronaves, a Esquadrilha substituiu o antigo esquema de cores em vermelho e branco por um novo que utiliza as cores da bandeira do Brasil. A chegada dos A-29 também coincide com o fim da vida útil dos Tucanos, após aproximadamente de 2.300 demonstrações com esse tipo de aeronave.

Gráfico Comparativo

T-27 Tucano X A-29 Super Tucano

Fabricante: Embraer / Embraer
Emprego: Treinamento / Caça, ataque e treinamento
Motor: Turboélice Pratt & Whitney PT6A-25C de 750 Shp / 1 turboélice Pratt & Whitney Canada PT6A-68C de 1.600 shp de potência
Envergadura: 11,14 m / 11,14 m
Comprimento: 9,86 m / 11,30 m
Altura: 3,40 m / 3,97 m
Peso vazio: 1.810 Kg / 3.200 kg
Peso máximo: 3.175 Kg / 5.400 kg
Velocidade máxima: 518 Km/h / 590 km/h
Altitude máxima: 9.936 m / 10.665 m


ENTREVISTA - Manobras foram testadas com sucesso em Natal, no ano passado

No passado, pilotos da Esquadrilha da Fumaça testaram com êxito todas as manobras acrobáticas na aeronave A-29 Super Tucano. O Major-Aviador Alexandre Ribeiro, oficial da operações da unidade, participou dessa preparação. Leia entrevista:

Agência Força Aérea - Dá para comparar o Tucano com o Super Tucano?

Major-Aviador Alexandre Ribeiro - O T-27 é mais leve que o A-29 e por isso é mais "dócil" para pilotar. Porém, o A-29 apresenta uma grande superioridade de potência, além da aviônica de ponta. Estas duas características ajudarão sobremaneira a pilotagem do Super Tucano na "Esquadrilha da Fumaça".

Agência Força Aérea - A apresentação vai ser a mesma?

Major-Aviador Alexandre - Durante a avaliação do A-29 em Natal foram realizadas com sucesso todas as manobras do atual "display" de demonstração do EDA. Sobre as novas manobras já posso afirmar que o Super Tucano é capaz de proporcionar a volta do nosso famoso Lancevak.

Agência Força Aérea - E a segurança?

Major-Aviador Alexandre - Sempre procuramos mais segurança e este avião possuí um moderno sistema de avisos que facilita a ação do piloto durante o gerenciamento de alguma pane. Outro item que muito nos agradou foi o "horizonte artificial" apresentado no display na altura de visão do piloto (“head up display”). Para as acrobacias há a necessidade de se visualizar o horizonte para "desenharmos o céu", mas nem sempre o céu esta azul ou o horizonte é de fácil definição como num dia nublado num horizonte montanhoso. No A-29 o "horizonte" esta lá, mesmo nestes dias e lugares!

Agência Força Aérea - O que significa esse momento de transição?

Major-Aviador Alexandre - Vida longa ao EDA.

Fonte: Agência Força Aérea

A-29 chegam ao EDA acompanhados pelos T-27

Pintura prevista para o A-29 da Esquadrilha

Fotos: Sgt Resende

 

 

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Comentários  

 
#8 Andre Kiel 13-03-2014 12:53
Impressionante a diferença de tamanho do A-29 para o T-27, tenho orgulho de nascer e morar em São Jose dos Campos, onde toda semana tem treino de vôo do A-29, quando ele faz algumas manobras com o Xavante, o tamanho deles é igual, e a potência deste Supertucano é incomparável, é gostoso de ouvir quando ele passa rasgando pelo céu da cidade, uma maravilha!
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#7 Janes Junior 11-02-2014 14:59
Ola cmtes da Esquadrilha da Fumaça.. venho em nome da BrasFox agradecer a vocês por nos inspirarem com a capacidade, coragem e dedicação desse Esquadrão que nos motiva...
Que nostalgia o nosso ceu brasileiro e estrangeiro... e com grande orgulho, seguimos vocês em um sonho, nao real, mas sim virtual em tentar espelhar a ousadia dos senhores do ceu... que sao vocês!!!
Uma hora gostaria q os senhores assistissem uma apresentação nossa no Flight Simulator X, nossa EDAV BrasFox... obrigado a todos.. ;)
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#6 everton 22-12-2013 18:49
de uma oputunidade para mim voa de aviao da esquadrilia da fumasa so uma vota por favor sou pobre da uma chance
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#5 Giesi f Da Cruz 24-08-2013 02:59
Ola eu gosto muito de curti, somente quando os tucano passou por que,Cuiabá MT...Chorei a morte dos dois oficial que perdeu a vida em trenamento, recente.
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#4 MARCO NOVAES 04-08-2013 10:16
CORAGEM E DESAFIO
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#3 MARCO NOVAES 04-08-2013 10:14
DESAFIANDO OS CÉUS DO BRASIL
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#2 Juvanildo 23-04-2013 20:44
Eu amo a Esquadrilha da fumaça. Gostaria de um dia , mais do que tudo, ter o privilégio de voar dentro de um desses aviões. Sei que para mim, um cidadão civil comum, é uma possibilidade remota. Mas,tido é possível ao que crer.
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#1 Osvair Mauro Frasson 01-04-2013 01:21
sou fam de todos vocês
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