A comemoração do aniversário de 65 anos da Esquadrilha da Fumaça não poderia ter sido diferente: demonstração aérea em frente ao público que mais acompanha as manobras das aeronaves por morar próximo a sua sede, em Pirassununga (SP). A apresentação aconteceu na Academia da Força Aérea na manhã do dia 13 de maio para um público formado por integrantes e ex-integrantes da Fumaça, além de outros militares da Força Aérea Brasileira e moradores de Pirassununga e região.

Com o sonho de ser a primeira piloto da Esquadrilha da Fumaça, a estudante de 13 anos, Sofia Sampaio, viajou de Ribeirão Preto (SP) até Pirassununga para prestigiar a exibição. “Ano que vem, eu pretendo prestar o concurso da EPCAR (Escola Preparatória de Cadetes do Ar) para, depois, ingressar na AFA (Academia da Força Aérea). Estou preparada para o que precisar: ficar longe de casa, ter muito estudo pela frente... Quero seguir meu sonho de qualquer jeito. E assistir à demonstração hoje de aniversário da Fumaça me incentiva totalmente a conseguir alcançar essa carreira tão desejada”, afirmou.

Já o morador de Pirassununga, o estudante Lucas Moreira de Carvalho, ressaltou que sempre acompanha as aeronaves da Fumaça quando sobrevoa a sua casa durante os treinamentos. “Eu adoro quando os aviões passam lá perto de casa, pois fico admirando. E, mesmo podendo assisti-los lá de casa, faço questão de vir às apresentações aqui em Pirassununga. Quero muito ser militar da Força Aérea”, ressaltou.