Cerca de 60 mil pessoas prestigiaram o “Domingo Aéreo” no último domingo, dia 13 de agosto, que teve como tema a comemoração do aniversário de 65 anos da Esquadrilha da Fumaça. Mais de vinte atrações brasileiras fizeram parte da programação do evento, como apresentação de pilotos civis de acrobacias, voo da réplica do 14 Bis, exposição estática de aviões, como do T-25 e T-27 usados na instrução de cadetes, e do KC-390, o  maior avião de transporte militar fabricado no Brasil, além de estandes sobre vários temas relacionados ao militarismo e à Força Aérea Brasileira.

Durante o evento, o ex-integrante da Esquadrilha da Fumaça, Coronel Aviador Carlos Adhemar Caesar Gonzaga, atual piloto da Esquadrilha Ceu, do Rio de Janeiro, recebeu uma homenagem da Academia da Força Aérea e da Fumaça. O Coronel Gonzaga foi homenageado pelos 50 anos de ingresso na Fumaça, além da criação, no passado, da bolacha de instrutor da AFA. Ele voou as aeronaves T-6 e T-24 no período de 1967 a 1973 na Esquadrilha.

O “Domingo Aéreo” contou com duas demonstrações da Esquadrilha da Fumaça e mais duas dos Halcones. Além disso, os dois grupos fizeram um voo juntos na parte da tarde, arrancando gritos de alegria e de emoção por parte do público. A última vez que ambos voaram juntos foi na Feira Internacional do Ar e do Espaço (FIDAE), em março de 2016, no Chile. Quem esteve no evento também pode acompanhar o voo das aeronaves da Esquadrilha da Fumaça com a réplica do 14 Bis.

Neste ano, a entrada ao evento foi feita de forma diferente, usando o sistema de ingressos online Sympla. A plataforma foi utilizada como forma de organização do trânsito e da chegada dos visitantes. Os participantes trouxeram os ingressos impressos, facilitando e agilizando a entrada ao evento.  O Capitão Aviador Thiago Romeiro Capuchinho, responsável pela Comissão de Credenciamento do evento, ressaltou que o “Domingo Aéreo é um evento extraordinário e atrai um público muito maior do que a própria infraestrutura da AFA permite. Por isso, foram disponibilizados 60 mil ingressos, considerando o que a Academia poderia oferecer de conforto e segurança para os visitantes. A plataforma Sympla permitiu que cada participante pudesse encontrar o seu ingresso gratuito e digital. Dessa forma, transcorreu conforme o planejado. Todos os que reservaram, conseguiram chegar e participar do evento”.